Bebidas típicas do Rio Grande do Sul:
1) Mate (Chimarrão):
Há vários tipos de mate, todos preparados a base de erva e quase todos usando como recipiente a cuia de porongo e uma bomba de metal, tradicionalmente de prata e ouro.
O mate mais comum é o chimarrão, amargo e quente, servido ao chiar da chaleira, quando a água alcança a temperatura de 92º.
2) Vinho:
O Rio Grande do Sul já produzia bom vinho, ao estilo português, antes da chegada dos italianos, em 1875. Em Rio Grande, Rio Pardo e no Alegrete, os viajantes e cronistas do século passado sempre destacavam a produção de vinho, mas foram os italianos e seus descendentes que elevaram a produção do vinho gaúcho a níveis internacionais em matéria de variedade e qualidade.
3) Quentão:
Bebida de inverno, com vinho, água, canela, açúcar e uma casquinha de limão ou laranja, tudo fervido e servido quente.
4) Sucos:
No Rio Grande do Sul se faz suco de tudo, cada um melhor que o outro. Tem até uns espremedores de vidro, que ajudam muito. Quando não tem, espreme-se a mão, mesmo.
5) Café:
No Estado, toma-se o café puro, o café com leite, o café preto engrossado, o café com leite engrossado, o "camargo" o café chaleira. O camargo, é serrano: bota-se tintura de café com açúcar no fundo do copo e aí se tira o leite da vaca diretamente no copo. É saboroso, mas algum estômago mais delicado, não acostumado, pode estranhar o camargo, com resultados desastrosos.
6) Chá:
bebida preferida por muitas estancieiras, suas parentes e amigas. As famílias pobres fazem chá de tudo que é erva e folha, com intenções medicinais, normalmente.
Comentários
Postar um comentário