Temas: Saúde mental, resiliência e liderança
Vou contar para vocês sobre as doenças mentais: Temas: Saúde mental, resiliência e liderança.
Frases de Augusto Cury:
“ Nós devemos fazer a mais importante viagem que um ser humano deve empreender, uma viagem para dentro de nós mesmos, para conhecer minimamente entre os bastidores da nossa psiquê”.
Fatores que reforçam a necessidade de autoconhecimento:
Vivemos em uma era de carentes emocionais;
A quantidade abundante de informações não está gerando pensadores e influenciadores saudáveis;
Uma em cada duas pessoas desenvolverá transtornos psíquicos, e boa parte não será tratada;
Há uma tendência de negação quanto aos transtornos psíquicos.
2) “Estamos formando repetidores de dados frequentemente, e não pensadores críticos, altruístas, capazes de filtrar estímulos estressantes, trabalhar perdas e frustrações”;
3) “ O mais importante é treinar o “EU”, para que ele possa ser protagonista da sua própria História, para que ele deixe de ser um espectador passivo”.
4) “Frequentemente as pessoas ficam de seis a oito horas no celular, podendo mexer no ciclo da dopamina e serotonina, gerando dependência no nível de droga estimulante”.
5) “A intoxicação digital tem levado muitas pessoas a um alto nível de ansiedade, e tem levado-as também a terem dificuldades de contemplar o belo, de fazer das pequenas coisas um espetáculo aos olhos”.
6) “Uma pessoa rica emocionalmente, rica do ponto de vista psiquiátrico e psicológico, ela faz muito do pouco”.
7) “ [Os líderes] impõem metas, querem resultados,mas não preparam o “EU” dos seus liderados para lidarem com as intempéries da vida”.
8) “Se o nosso “EU” é treinado para não se curvar à dor, se o nosso “EU” é treinado para entender que a nossa paz vale ouro, a nossa saúde mental é inegociável, o resto é pouco significante”.
9) “Toda pessoa que pensa excessivamente, sem controle, sem dar um choque de lucidez em sua própria mente, pode esgotar o seu cérebro”.
10) “Você é responsável pela sua saúde mental. Não é só sociedade, não é só o seu ambiente de trabalho. Você é o grande responsável para proteger e gerenciar a sua emoção”.
11)”Médicos do mundo todo estão prescrevendo drogas da obediência,diagnosticando que crianças e adolescentes têm hiperatividade. Quando na verdade desenvolveram sintomas, não porque vivem num mundo doente, estressado, saturado de informações”.
12)”Quem não duvida de tudo aquilo que o controla, será escravo daquilo que ele crê”.
13)”Os alunos são abarrotados com milhões de dados, mas não aprendem ferramentas de gestão da emoção para serem minimamente autores da sua própria História”.
14)”Raramente as pessoas estão aptas para conviver e promover a saúde emocional de quem está ao seu redor”.
15)”Que você seja um gestor da sua emoção. E se geri-la, não tenha medo de falhar, não tenha medo de chorar. E se chorar, repense a sua vida, mas não desista. Dê sempre uma nova CHANCE PARA SI MESMO”.
16) “O protagonismo começa com clareza do indivíduo sobre o seu papel”.
Gestão da saúde mental:
-Serotonina:
“Neurotransmissor, atua fazendo a comunicação entre as células nervosas. Conhecida como o “hormônio da felicidade”, possui diversas funções no organismo, como a regulagem do ritmo cardíaco, do sono, do apetite, do humor, da memória e da temperatura do corpo- por isso, disfunções da serotonina estão intimamente ligadas à ansiedade e à depressão”.
-Síndrome de Burnout:
“Também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, é o distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes. Foi mencionado pela primeira vez em 1974, pelo psicólogo Herbert J. Freudenberger, que descreveu os sintomas que ele e seus colegas estavam enfrentando”.
-Gatilho:
“Agentes externos capazes de provocar estímulos cerebrais. Quando nos deparamos com situações que relembram eventos”.
-Janela traumática:
“Também chamadas de killer, armazenam pensamentos e sentimentos de tensão, estresse, fobia e tristeza no Registro Automático da Memória. Podem impedir as respostas inteligentes em situações de conflito.
Não é possível apagá-las, mas podemos reestruturá-las, trabalhando a mente para que aja de uma forma melhor”.
-Janela light:
“No Registro Automático da Memória existem lugares específicos para armazenar pensamentos e sentimentos, chamados de janelas. As janelas lights armazenam memórias positivas e que fazem bem para o indivíduo”.
-Psicose:
“Estado mental patológico que leva o indivíduo a apresentar comportamento antissocial. É caracterizado por momentos de descontrole, agitação e também de agressividade. É um quadro de doença mental em que o indivíduo tem dificuldade de se relacionar com todos em suas volta, criando ideias fantasiosas em seu contato com a sociedade”.
-Síndrome do pensamento acelerado:
“Alteração em que a mente fica repleta de pensamentos, estando completamente cheia durante todo o tempo em que a pessoa está acordada. Dificulta a concentração, aumenta a ansiedade e desgosta a saúde física e mental”.
-Fenômeno RAM:
“O Registro Automático da Memória (RAM) trata da aquisição de lembranças, aprendizados e hábitos cognitivos, automática e involuntariamente, a partir das nossas experiências”.
-Glossofobia:
A glossofobia é o medo exagerado de falar em público. O quadro pode variar de intensidade: há pessoas que sentem apenas um leve nervosismo ao pensar em falar em público, enquanto outras sentem um sentimento de pânico e medo.
-Síndrome predador- presa:
Mecanismo primitivo do cérebro que está na base dos conflitos humanos. Causa bloqueios à psiquê levando o indivíduo a acreditar que está correndo risco e, impedindo-o de pensar, leva-o a agir. A síndrome predador-presa leva a um esgotamento cerebral.
-Técnica DCD:
“Técnica de gestão da emoção: duvidar, criticar e determinar. É necessário duvidar de tudo que o controla, criticar cada ideia perturbadora e determinar estrategicamente, ser gestor da sua emoção”.
Comentários
Postar um comentário